Workshop de avaliação de cervejas
Albert Barrachina Robert explicou as diretrizes básicas sobre como saborear uma cerveja, os diferentes métodos que se podem aplicar e os objetivos diversos que podem ser alcançados, bem como os passos fundamentais para organizar uma boa degustação.
Por exemplo, você sabia que um concurso não é o mesmo que um diagnóstico ou que uma descrição comercial?
Todos os cinco sentidos são utilizados na apreciação da cerveja, mas a maneira como se prova, cheira e sente é sem dúvida um fator essencial para se definir o que é o aroma, o sabor e outras características da cerveja, tarefa que por vezes não é fácil de concretizar e de descrever.
Analisámos a lista de Meilgaard, explicando-se o motivo pelo qual é importante cada provador gerar a sua própria lista de aromas e outras características e como fazê-lo. Na tentativa de padronizar o vocabulário necessário para comunicar sabores de cerveja, M.C. Meilgaard e seus colegas juntaram forças na década de 1970 para desenvolver o Beer Flavour Wheel. Embora a roda tenha sido um enorme avanço na padronização da terminologia da cerveja, Meilgaard e sua equipe perceberam que era apenas o começo. No entanto, com poucas pequenas exceções, a Roda do Sabor de Cerveja manteve-se praticamente inalterada desde o seu desenvolvimento há quase 40 anos.